Momento Série B
Para quem pensa e imagina que o derby paulista se resume a Corinthians x Palmeiras está muito enganado, no interior paulista mais precisamente na cidade de Campinas, à uma hora da capital, existe o clássico dos clássicos no interior, estou falando do jogo entre Ponte Preta e Guarani.
A partida foi válida pela 7º rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, no Estádio Móises Lucarelli na casa alvinegra, o Bugre vinha de um empate contra o Vasco da Gama em casa e a Macaca de uma vitória contra o São Caetano no ABC paulista.
Durante toda a semana, o comentário na cidade se refletia no clássico, campanhas contra a violência foram feitas por ambos os times e a Prefeitura local. Ingressos esgotados em poucas horas, festa toda armada para o clássico.
A Ponte Preta solicitou até a dispensa do volante Tinga da Seleção sub-20 para fortalecer seu time, já o Guarani vem no embalo de 6 vitórias em 5 jogos. Logo no começo do jogo, Caíque acertou um lindo chute no ângulo, abrindo o placar para os visitantes.
Esse gol desestabilizou a Ponte que começou a errar vários passes, depois do gol, o Guarani se fechou e passou a jogar somente nos contra-ataques e no erro adversário.
Como era esperado, o jogo ficou truncado, com várias faltas de ambos os lados, mas o alvinegro de Campinas seguia em cima, com jogadas laterais, porém Márcio Mexerica não estava numa tarde feliz e errava quase tudo que tentava.
No primeiro tempo, o que mais chamou atenção, foi a confusão criada na torcida bugrina, a Polícia Militar foi para intervir e um policial acabou tomando uma pedrada e foi internado com traumatismo craniano, mas fora esse incidente, a briga foi controlada e o jogo para o intervalo.
Na volta ao segundo tempo, a Ponte veio decidida a empatar a partida, já o Bugre, seguia com seu jogo burocrático e defensivo, Danilo Neco quase marcou em um chute de fora da área, pouco depois, o goleiro Douglas do Guarani saiu jogando errado, nos pés de Mexerica que caiu dentro da área, mas Sálvio Spinola mandou o jogo seguir. No mais o Bugre se arriscava em alguns ataques, mas sem muito perigo para o goleiro Gilson.
No finalzinho do jogo, Evando que entrará no lugar de Fabiano Gadelha, finalizou da marca do pênalti para ótima defesa de Douglas, garantindo assim, o placar de 1 x 0 que deixou o Bugre invicto e abriu quatro pontos de vantagem, para o Brasiliense vice-líder da Série B. Essa vitória foi importante, pois acabou com o tabu desde 2003, o Guarani não vencia a Ponte Preta e de quebra, esse resultado positivo, aconteceu no primeiro clássico das duas equipes neste campeonato.
Na próxima rodada o Bugre recebe o São Caetano no Brinco de Ouro, em Campinas e a Macaca vai a Natal enfrentar o América-RN.
Por Adriano Gonçalves - Jornalista e Colunista do Blog do Vico.
Postar um comentário