segunda-feira, 18 de maio de 2009

EXCLUSIVO : entrevista com Andrea Pasquini diretora do Filme Fiel.


Cineasta há 15 anos, Andréa Pasquini durante esse tempo foi direcionando sua carreira para os documentários, especialmente filmes focados em histórias humanas.

Dentre seus trabalhos, destaca-se :

O curta-metragem - “A História Real” de 2001, ganhador de oito prêmios em diferentes festivais brasileiros.

Os documentários - “Sempre no meu Coração”, de 2007, premiado no Concurso DocTV da TV Cultura e Ministério da Cultura e Os Melhores Anos de Nossas Vidas, premiado no Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade em 2003 e exibido com exclusividade na sede da ONU em Genebra, em 2005.

Andréa, gentilmente nos concedeu uma bela e emocionante entrevista.

Falar do Filme com Andréa, mos deixou emocionado, o papo passa dos sets de filmagem e percorre boa parte dos bastidores na visão da diretora, o Blog foi premiado com seus depoimentos.


Blog do Vico: O Filme Fiel é muito mais que um filme, tem todo um marco na história do futebol mundial, que é a queda do Timão para a segunda divisão ....como chegou a idéia de relatar o sentimento e a atitude da Fiel torcida após a queda?.

O produtor do filme teve a idéia juntamente com a diretoria do Corinthians, de retratar esse momento tão dramático em nossa história, que foi a queda para a segunda divisão. A partir daí desenvolvemos o conceito de dar voz aos torcedores. A idéia surgiu por conta do papel fundamental que a Fiel torcida teve no período pós-queda.


Blog do Vico: Houve alguém que contrariou a idéia? Conheço muitos Corinthianos que trata o rebaixamento como vergonha e que, de modo algum deveria ser lembrado.

Fiel não é um filme sobre o rebaixamento. Fiel é um filme sobre o amor de uma torcida – a maior do mundo em minha opinião – por um time. O rebaixamento não é apresentado como um fim, mas sim como um meio. Uso o momento do rebaixamento no filme para confirmar a devoção de todos os Corinthianos.


Blog do Vico: Nós como Corinthianos, no dia do jogo contra o Grêmio chegamos a desligar a televisão na hora do gol, mas logo ligamos sentindo que o Corinthians precisaria de nós naquele momento. O filme toca muito nesse ponto, talvez a idéia de documenta-lo surgiu do “eu nunca vou te abandonar”, essa é a nossa opinião. O que pensa em relação a esse flagelo? e Serginho Groisman e Marcelo Rubens Paiva?.

Eu também fiquei com vontade de desligar a TV no momento do gol. Confesso que por alguns minutos fui tomada por uma certa descrença. Mas logo a força do “Eu nunca vou te abandonar porque te amo” se apoderou de mim também. O filme é uma homenagem a essa capacidade maravilhosa do Corinthians e dos Corinthianos de não desistirem nunca. E acho que também é uma ótima analogia com o perfil batalhador e esperançoso do brasileiro – esse povo que nunca desiste.
Sobre o Marcelo e o Serginho, certamente eles também sofreram com a queda e também se sentiram aliviados e felizes com o retorno, mas seria melhor se eles mesmos falassem sobre isso.


Blog do Vico : A gravação do filme começou antes mesmo de iniciar a série B de 2008, a confiança era total numa jornada vitoriosa do Corinthians?.

Na verdade a decisão de se fazer o Fiel se deu no início de 2008, mas ficamos até meados de agosto apenas conversando sobre o conceito do filme e ajustando a equipe. A gravação começou em setembro, no jogo Corinthians e Ponte Preta. Gravamos depois mais sete dias entre outubro e novembro, incluindo aí o jogo da subida com o Ceará. Mas desde o início do projeto no início do ano já tínhamos total confiança no retorno à primeira divisão.


Blog do Vico : E os jogadores sabiam desde o começo das gravações e do filme?.

Os jogadores foram conhecendo o projeto aos poucos. Quando as gravações começaram é que eles entenderem do que se tratava o filme.


Blog do Vico : como se comportaram?.

Na gravação dos jogos tivemos bem pouco contato com os jogadores, já que o foco era os torcedores. Fui me aproximar deles realmente no momento da gravação dos depoimentos. E foi um momento muito gostoso. Como a agenda deles é sempre muito cheia, o próprio Corinthians achava que disporíamos de uns 15 minutos com cada um para a gravação. Mas consegui depoimentos de aproximadamente uma hora com cada um, numa conversa muito bacana e proveitosa.


Blog do Vico : Teve alguma coisa que vocês acharam no final da produção que faltou? Daquelas que você diz: putz! esquecemos disso....

Esse sentimento de ter esquecido de trazer algo para o filme eu não tive, mas eu adoraria ter podido acompanhar mais torcedores no estádio ou vendo o jogo em casa.

Blog do Vico: em conversa com uma pessoa da equipe de produção do filme, ele me afirma não ser Corinthiano, mas que aquilo que estava fazendo estava sendo o máximo, muito engraçado e legal. Disse que as pessoas que eram entrevistadas, na maioria engraçada e gente boa, mas todos muito doentes pelo Corinthians. E você, o que mais te chamou atenção nos bastidores? O filme terá também making off??.

Uau, em primeiro lugar você conseguiu achar um dos poucos não Corinthianos da equipe.
Estou aqui pensando quem pode ser... rs... Porque de verdade, praticamente todos eram.
Sobre os bastidores, uma das coisas que me chamou a atenção foi o fato de os personagens do filme se encontrarem entre o fim de uma entrevista e o início de outra e permanecerem horas conversando por ali, fosse no Parque São Jorge, fosse no Pacaembu.
Dava vontade de gravar essas conversas também. Foi se formando uma grande irmandade Corinthiana.
Na versão dupla do DVD há um making of sim, além de novos depoimentos de torcedores e jogadores.

Blog do Vico : dizem que o custo da produção ultrapassou os 13 milhões de dólares, isso é verdade?.

Nenhum filme brasileiro até hoje chegou perto desse orçamento. Que dirá um documentário produzido praticamente sem patrocínio...

Como diretora, eu não tive acesso ao orçamento total do filme, mas te garanto que falamos de reais e não dólares e que o filme teve um orçamento modesto.

Blog do Vico : é considerado um valor alto para esse tipo de produção?.

O orçamento do Fiel foi um orçamento adequado para o formato documentário de longa-metragem.

Os 13 milhões de dólares que você comentou seria um valor absolutamente incomum e fora dos padrões de produção brasileiros.

Blog do Vico : Dizem que o Corinthians fechou com a Fox para produzir uma trilogia referente a 1977, o fim do jejum, os quatro campeonatos brasileiros que o timão venceu e o mundial e a invasão de 76. A produção do filme Fiel continua para essa trilogia?.

Sobre o contrato com o Fox e os demais filmes sobre o Corinthians eu não tenho informações.

Blog do Vico : O Cinemark alega que os realizadores do filme tomaram uma atitude contrária em lançar o DVD do filme apenas duas semanas após a estréia, por isso não quiseram passar o filme. Isso é verdade? Até que ponto isso prejudicou a estréia do filme e por que não entraram num acordo?.

Não tenho informações sobre os termos que levaram à decisão da Rede Cinemark de não exibir o filme. Estamos na 5o semana de exibição e o número de expectadores tem nos deixado feliz.
É claro que foi uma pena não termos contados com o Cinemark na exibição, o que provavelmente teria levado o número de expectadores um pouco para cima, mas todos os torcedores que querem assistir Fiel, não tem encontrado problemas para isso.

Blog do Vico: Conta pra gente como foi o dia em que somente os jornalistas assistiram ao filme, antes da estréia oficial. Teve algum que se emocionou?.

Foi muito bacana, havia muitos jornalistas esportivos e também muitos jornalistas da área de cultura.
Eu entrei na sala no finalzinho da sessão e achei estranho ter tanta gente resfriada ali dentro. Bem, quando as luzes foram acesas eu entendi que o resfriado na verdade era emoção.
Muitas e muitas pessoas emocionadas. Fiquei tocada com aquilo.

Blog do Vico : Todos nós Corinthianos esperávamos que o filme fosse um sucesso. Além do mais, a fiel está comparecendo em peso no cinema. Foi surpresa o sucesso superar o filme “Pelé Eterno”?.

O filme realmente é um sucesso.
Sempre ouço pessoas, muitas vezes não Corinthianas, falando sobre o filme e isso é muito emocionante.
Apenas uma informação importante: Pelé Eterno ainda detém o recorde de público no Brasil em documentários.
Mas devagar se vai ao longe certo? Então Vai Corinthians!

Blog do Vico : fazer um documentário com a Fiel Torcida no mínimo é hilário, com tantos fanáticos devem ter acontecidos inúmeros momento inusitados. Fale algum pra gente.

No momento da gravação dos depoimentos a coisa ficava mais sob controle, rs... As situações impagáveis surgiam nas histórias narradas pelos torcedores entrevistados.
Mas vivi uma situação que adorei, para falar a verdade: quando acompanhávamos o Paulo Rogério em sua ida para o Pacaembu, entramos junto com ele e com seus amigos no ônibus que ia do Grajaú até a Consolação.
E claro, naquele aperto todo, eu e o fotógrafo tínhamos que nos espremer para ir gravando de um lado a outro dentro do ônibus.
Por conta disso o Paulo gritou para todo mundo que eu estava fazendo um filme sobre a torcida.
Isso bastou para que o ônibus viesse abaixo com todo mundo gritando: el, el, el, Andrea é da Fiel!!!! Nem preciso dizer que me senti orgulhosíssima né? Rs...

Blog do Vico : Como foi nascer Corinthiana em 1971, onde o Timão ainda levaria mais seis anos para acabar com o jejum? Poderia ser Santista, Palmeirense....

Pelo amor de Deus, nem brinque com uma coisa dessas! Rs...
Eu simplesmente nasci assim, Corinthiana.
Desde pequena amava olhar para o distintivo.
Eu colecionava tudo o que via com o símbolo do Corinthians, era curioso.
E como eu morava no interior de São Paulo não era muito fácil ter uma camisa do clube, por exemplo, mas eu tinha uma camisetinha com o distintivo bordado. Exclusivíssima! Rs...

Blog do Vico : Sua filha, Clara , já fala “Timão”, “Corinthians”?.

Ela tem um ano e meio e ainda não fala. Mas sei que o coraçãozinho dela já tem dono!


Blog do Vico : como foi trabalhar com Marcelo e Serginho Groisman ?.

Foi tranquilo.

Blog do Vico : e quando terminou? Realmente estava pronto? Qual foi a sensação? O que vocês fizeram?.

Eu amo o momento em que olho para o filme e digo está pronto! É claro que você sempre vai querer mudar alguma coisa, nunca está bom o suficiente.
Acho que isso acontece com qualquer artista.
Mas estabelecer um momento para dizer acabou é muito bom.
Quando eu disse: está pronto, eu, o montador e meu assistente de direção fomos comemorar brindando muito!

Blog do Vico : será que só tem Corinthianos indo ao cinema assistindo ao filme??.

A maioria dos expectadores é de Corinthianos sim, mas sei de muita gente que não torce pelo Timão e foi ao cinema. E o melhor, muita gente gostou e se emocionou com o sofrimento e a redenção da Fiel.


Blog do Vico : e a pré-venda do DVD, tem alguma noção de quantos já forma reservados? O nosso já está desde o primeiro dia, não vejo a hora de chegar.

O DVD chega às lojas essa semana.

Blog do Vico : quem teve a idéia de chamar a Rita Lee e Carlos Rennó para comporem à música “Sou Fiel”??.

O Rennó é um cara super importante na música brasileira, autor de muitas canções que conhecemos.
Através de amigos em comum soubemos que ele havia composto há alguns anos uma música com a Rita Lee chamada “Sou Fiel”. Ele, Corinthiano apaixonado adorou a idéia de participar do filme. A Rita também, mas ela não conseguiu agenda para gravar a música.
O Rennó então convidou outra Corinthiana ilustre: a Negra Li.

Blog do Vico : Essa história poderia ser somente ficção, não é verdade?.

Pois é, o Juca Kfouri até disse isso na sessão para a imprensa... Mas acho que esse calvário Corinthiano deu muito mais estofo, muito mais profundidade e garra para a equipe e para a torcida também. É só ver o que estamos aprontando pelos campos da vida.


Blog do Vico : Como vocês reagem as críticas? Teve um jornalista que disse que o filme não passa de marketing, nada mais que isso.

Não há unanimidade em qualquer coisa nesse mundo.
Um filme tão parcial é prato cheio para a crítica, ainda mais se o jornalista não for Corinthiano. Sei disso. Mas o que me deixou muito feliz foi ler críticas de jornalistas não Corinthianos que mergulharam com muita generosidade na alma Fiel.


Blog do Vico : o Filme Fiel pode ser indicado para algum prêmio? Qual?.

Começamos a inscrevê-lo em festivais agora. Tomara que a gente percorra um circuito bacana e claro, estando num festival podemos concorrer a prêmios sim.

Blog do Vico : é o terceiro documentário produzido pela G7 Cinema, antes teve “A Batalha dos Aflitos (2007) e “Gigante – como o Inter conquistou o mundo”(2007). O que o Filme Fiel tem de diferente desses dois?.

Acho que os três filmes são diferentes entre si, mas com certeza o Fiel é o que mais se diferencia dos demais por conta de sua narrativa e estrutura cinematográfica.
O tratamento dos personagens é mais profundo e não trabalhamos em torno de um jogo e sim em torno de uma torcida.

Blog do Vico : Andréia Pasquini, nós do Blog agradecemos por presentear-nos com essa maravilhosa entrevista e com esse documentário histórico. Como havia dito, poderia ser apenas ficção, mas não é. Desejamos muito mais que sucesso em sua carreira, que Deus te ilumine.

Foi um prazer. Muito obrigada!.

Imagem : Bruno

6 Comentários:

Anônimo disse...

Mais uma ótima entrevista,Vico, Parabéns!

Karina disse...

Puxa! q entrevista da hora. Essa Andrea me parece ser muito bacana.

Nelson Valejo disse...

Andrea
Meus parabens pela sua entrevista, você não só mostrou uma torcida fiel como a fidelidade brasileira no mundo do futebol, como tambem em todas as competividades esportitas Brasileira.
Eu nunca vou te deixar, porque eu te amo, calou no sentimento de todo Palmeirense, São Paulino, Flamenguista, quero dizer somente exemplo, pois em todos o times do nosso Brasil.
Calou de uma tal forma, como o Corintians representasse uma seleção Brasileira, monstrando o amor que temos pelo nosso futebol, considerado no mundo todo.
Andrea, meu nome é Nelson Valejo, sou pai do Kiko, desde 1974 até 2007, fui Assessor Comunitário da Favela Ilha Verde, que ficava na Ponte Atilio Fontana (Ponte da Anhanguera)as 312 familias que ali moravam foram despejadas para construção do Complexo Anhanguera, mas foram atendidas não da forma que tinham direito mas foram algumas sacrificadas mas tiveram a minha assessoria com os orgãos governamentais, jornalistica e radialista.
Fico contente de seu reconhecimento como diretora, nunca esquecendo, não me recordo o ano, mas no inicio de sua carreira, você me solicitou e filmou a Ilha Verde.
Fico deveras contente em saber que vc é diretora do Filme Fiel.
Sabe porque? É que você sempre foi Fiel, em seu trabalho.
e-mail, nvalejo1@yahoo.com.br- Cel.86094436

Carol Terra disse...

Que chique, hein, Vico. Que orgulho! Beijos, Carol (http://rpalavreando.blogspot.com)

Anônimo disse...

Andrea, vc realizou o trabalho dos sonhos de qualquer cineasta corinthiano que existe na face da terra. Parabéns, ótima entrevista

Blog do Vico disse...

Olá Nelson Valejo, estarei encaminhando seu depoimento à Andrea.

Obrigado pela visita, abraços!!!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO