quarta-feira, 1 de junho de 2011

A camisa grená



A mídia em geral vem fazendo uma grande confusão a respeito da camisa grená lançada pelo Corinthians, usada no último jogo em Araraquara.

Diz a mídia tratar-se de uma homenagem ao Torino, sem contudo esclarecer a tal honraria.

Não vejo assim.

O uniforme grená, agora lançado, é uma homenagem ao Corinthians e aos corinthianos que fizeram um gesto de extrema grandeza e notável valor histórico quando, em 8/5/1949, promoveram uma partida contra a Portuguesa, trajando o uniforme do time italiano.

A equipe italiana, a maior de toda sua história, quase a seleção, quatro dias antes tinha sido destruída em um acidente aéreo, quando o avião que transportava os atletas bateu na torre da Basílica de Superga, por causa de denso nevoeiro.

O desastre comoveu o mundo, pois a equipe do touro era a base da seleção italiana, time de Mazola, Rigamonte, Operto, Ossola e tantos outros astros, de saudosa memória.

A homenagem corinthiana, realizada no estádio do Pacaembu, constituiu-se em momento extraordinário na vida do Clube brasileiro. A renda foi destinada às famílias dos jogadores vitimados pela tragédia. O Presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, Dr. Maximiliano Ximenes, proferiu um discurso que provocou lágrimas na plateia.

Lembrou que, um ano antes, em 1948, a equipe italiana fizera uma grande turnê em gramados brasileiros, vencendo todos os jogos que disputou, exceto um: perdeu para o Corinthians por 2 a 1.

E era o Corinthians, que vencera o Touro do norte da Itália, que promovia tão significativa homenagem. É esta página bonita da história do Corinthians e dos corinthianos que o Clube homenageia.

É esta a celebração lembrada pelo uso da atual camisa grená do Timão.

Trata-se de um ato de grande justiça para que não nos esqueçamos deste importante momento.


Por Atônio Roque Citadini - Blog do Citadini

Seja o primeiro a comentar

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO