A camisa grená
A mídia em geral vem fazendo uma grande confusão a respeito da camisa grená lançada pelo Corinthians, usada no último jogo em Araraquara.
Diz a mídia tratar-se de uma homenagem ao Torino, sem contudo esclarecer a tal honraria.
Não vejo assim.
O uniforme grená, agora lançado, é uma homenagem ao Corinthians e aos corinthianos que fizeram um gesto de extrema grandeza e notável valor histórico quando, em 8/5/1949, promoveram uma partida contra a Portuguesa, trajando o uniforme do time italiano.
A equipe italiana, a maior de toda sua história, quase a seleção, quatro dias antes tinha sido destruída em um acidente aéreo, quando o avião que transportava os atletas bateu na torre da Basílica de Superga, por causa de denso nevoeiro.
O desastre comoveu o mundo, pois a equipe do touro era a base da seleção italiana, time de Mazola, Rigamonte, Operto, Ossola e tantos outros astros, de saudosa memória.
A homenagem corinthiana, realizada no estádio do Pacaembu, constituiu-se em momento extraordinário na vida do Clube brasileiro. A renda foi destinada às famílias dos jogadores vitimados pela tragédia. O Presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, Dr. Maximiliano Ximenes, proferiu um discurso que provocou lágrimas na plateia.
Lembrou que, um ano antes, em 1948, a equipe italiana fizera uma grande turnê em gramados brasileiros, vencendo todos os jogos que disputou, exceto um: perdeu para o Corinthians por 2 a 1.
E era o Corinthians, que vencera o Touro do norte da Itália, que promovia tão significativa homenagem. É esta página bonita da história do Corinthians e dos corinthianos que o Clube homenageia.
É esta a celebração lembrada pelo uso da atual camisa grená do Timão.
Trata-se de um ato de grande justiça para que não nos esqueçamos deste importante momento.
Por Atônio Roque Citadini - Blog do Citadini
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário