sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Por que os brasileiros não acreditam no Brasil????

Minha sobrinha e eu conversávamos sobre a guerra contra o crime na Cidade Maravilhosa, e eu comentei que o país não estava preparado para sediar a Copa do Mundo de 2014, e nem as Olimpíadas, em 2016. Ela, enfática, me respondeu:

- “Se não fosse agora, quando que o país estaria preparado???? Quando você acha que o país estará preparado??? Fico indignada como os brasileiros não acreditam no seu próprio país. Por que não vão embora , já que não acreditam nele.”

De fato, a mídia tem mostrado com muita evidência, os problemas que o país vive mais especificamente, a cidade do Rio de Janeiro, um cartão postal e uma referência turística forte. A imagem que o Brasil reflete no mundo todo é muito negativa. Uma cidade completamente refém da criminalidade. Não tenho dúvidas que isso ocorra nas grandes cidades européias e em grandes megalópoles com relevância mundial, mas a forma de sua divulgação é diferente.

Particularmente, assistindo essa situação terrível no Rio, não consegui pensar nos benefícios que o Brasil terá com a divulgação desses eventos, da importância que o esporte exerce em nossas vidas, dos patrocinadores que incentivarão nossos atletas, a pluralidade de raças, países, idiomas, culturas, unidas num mesmo objetivo: superar a si mesmos, buscando ser o melhor, e representar bem o seu país, além de programas efetivos de incentivo ao esporte, á atividade física, melhorando nossa qualidade de vida como um todo.

O que mais me fascina no esporte, em qualquer modalidade, é poder exercitar todos os dias competências como o trabalho em equipe, superação, força de vontade, foco, concentração,meta, comprometimento, atributos que deveríamos usar em nosso dia-a-dia, mas que muitas vezes, deixamos passar despercebidos, devido ao stress cotidiano.

Diante de tudo isso, cheguei à conclusão de que, realmente, não acreditamos mais no nosso Brasil, tão rico culturalmente, miscigenado, de um povo trabalhador, que luta pelos seus objetivos, apesar de tantas desigualdades sociais. Não mudei minha opinião sobre o assunto, mas fiquei refletindo sobre essa afirmação.

E ela até que tem uma parcela de razão.

Pensemos nisso!!!!!

Por Gislaine Maciel - Colaboradora do Blog do Vico.

Seja o primeiro a comentar

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO