quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Morumbi, no fim dos dias!

A insistência do SPFC em ser sede da Copa de 2014, isto é, conseguir sua reforma a todo custo com dinheiro público, despenca ao ridículo.

Tal insistência é bem parecida com aquele que ocorreu em 1952, até então presidente tricolor, Cícero Pompeu de Toledo, usou de todos seus artifícios para que conseguisse junto ao prefeito da cidade de São Paulo adquirir de graça “alguns” alqueires de terra no Jardim Leonor e depois fosse construído o Morumbi, cortesia Governamental.

Não sendo suficientes jornalistas e torcedores reclamarem a diretoria Tricolor somente aceitou responder críticas, após o Secretário-Geral da FIFA, Jérôme Valck, criticar abertamente as estrutura do Morumbi.

Segundo o Secretário, o Morumbi não tem condições nenhuma de abrigar jogos da Copa do Mundo, seja abertura, final ou qualquer outro jogo importante.

Novidade!

Juvenal Juvêncio, em pleno direito de seu exercício como mandatário Tricolor, sabendo dos prejuízos futuros aos cofres de seu clube com a construção de outra arena, só que moderna, multiuso e com localização de fácil acesso e claro, amplo estacionamento ao público, solicitou ao Secretário Valck que venha “In Loco” ver as instalações do Estádio do Morumbi, área em seu entorno e tudo mais relacionado ao “projeto” da cidade de São Paulo para a Copa de 2014.

A cada dia, a ideais de ter o Morumbi como sede da Copa de 2014 se torna tão obsoleta quanto sua estrutura e o que tudo indica é que, os seguidores de Juvenal Juvêncio, começam a debandar do barco.

Óbvio que a construção de mais um Estádio para a Capital Paulista é totalmente desnecessário e muito menos de agrado aos cofres públicos. Porém, com dinheiro público, que se faça outro Estádio, afinal das contas, não demorará muito, logo existira somente um Estádio...

....Ou alguém aí acredita que após a construção de uma arena com o "Certificado FIFA" na Capital Paulista, o Morumbi aguentará ficar em pé?

By Vico!

7 Comentários:

Unknown disse...

CARTA ABERTA AO(S) INVEJOSO(S) DE PLANTÃO

É impressionante e nojenta a campanha que anda sendo feita contra o Morumbi. Nessa sexta (28/08) fui ler o blog do Paulinho (http://blogdopaulinho.wordpress.com), como sempre faço, apesar das muitas besteiras escritas lá. Mais uma vez era dada ênfase a um texto e documentos distorcidos que fazem parte de uma campanha orquestrada para atacar o São Paulo Futebol Clube e a vontade do clube em ter o Morumbi como sede da Copa do Mundo de 2014.

Li umas duas vezes os documentos de 1952 indicados, sobre a doação e utilização do terreno onde hoje está o Morumbi, documentos esses colocados no site http://www.midiasemmedia.com.br, do qual o ilustre Paulinho é um dos participantes, junto com gente como Citadini. Li e cheguei a conclusão que foi um processo totalmente legal, com uma das partes dando uma opinião contrária a utilização daquela área para a construção de um estádio de futebol, com o Presidente do São Paulo lançando seus argumentos e por fim o documento certificando direitos e deveres em relação a área, tudo isso as claras e com decisão na esfera municipal, por parte do Prefeito da época. Em relação a um dos deveres do São Paulo, sobre o parque não feito para uso da coletividade, não caberia ao poder público exigir essa contrapartida? Se ainda dava para fazer algo judicialmente, infelizmente esse prazo morreu em 04/08/82 e portanto a situação do Morumbi hoje é totalmente legal.
Leio tanta besteira por aí dita sobre o Morumbi que isso só reforça minha opinião de como a grande maioria das pessoas são analfabetos funcionais e como os ditos jornalistas esportivos adoram falar sobre o que não sabem:

1) Dizem que recebemos o terreno como doação. Realmente é verdade, mas o São Paulo comprou metade do terreno e recebeu a doação da outra metade, uma área ironizada por todos e que era algo de piadas constantes na imprensa, área essa que ajudou o bairro a tornar-se o que é hojw. E receber terrenos doados é algo comum para todos os clubes paulistas, vide os CTs de cada um, vide o terreno de Itaquera, as áreas ganhas pelo Palestra, Canindé, etc;

2) Dizem que o Morumbi foi construído com dinheiro público, com a ajuda de Laudo Natel, mas ele foi governador por alguns meses entre 1966 e 1967 e nessa época o Morumbi já estava 80% construído. Aliás, como um estádio que recebeu dinheiro público demora 17 anos para ser construído? O Maracanã, com dinheiro público, demorou dois anos;

3) Dizem que o Laudo Natel foi colocado pelos militares como governardor. Isso realmente é verdade em 1971, mas em 1963 ele disputou a eleição para Vice-Governador do Estado e foi o mais votado. Nessa época não existia chapa combinada para Governador e Vice, por isso era normal um vice ser de um partido opositor ao Governador, como ocorreu na eleição de Ademar de Barros para o Governo e Laudo Natel para Vice. E os dois não se davam bem. Laudo assumiu o governo do Estado entre 1966 e 1967 quando Ademar de Barros foi cassado pela ditadura militar, mas ficou apenas alguns meses;

4) Esquecem que o São Paulo ficou 13 anos sem títulos, ou seja, contratava jogadores baratos e formava os jogadores de maior destaque no período, no caso Roberto Dias, Gonçalo e Benê. O dinheiro do clube era canalizado para a obra;

5) O Morumbi ficou pronto definitivamente em 1970 e o que finalizou as obras foi o Carnê Paulistão, uma espécie de título de capitalização da época, que vários clubes copiaram, mas que deu certo apenas com o São Paulo. Laudo Natel assumiu o Governo de São Paulo em 1971 e deixou o cargo no clube, o que só mostra a honradez desse grande nome da história Tricolor. E existem lendas que dizem que o Governador sentava no banco de reservas. Não era governador ainda, era o Presidente do São Paulo Futebol Clube;

6) Criticam a possível utilização de recursos do BNDES, mas o banco governamental de fomento é um órgão público dos mais sérios, pois o empréstimo só sai com garantias reais e o tomador do empréstimo tem que pagar o empréstimo.

Unknown disse...

Tenho a convicção que o Morumbi será sim sede da Copa, quer o Paulinho e a imprensa queiram ou não. E o fato de ser sede é apenas mais um componente que mostra o quanto o São Paulo Futebol Clube é diferenciado. É um clube que sempre contou com dirigentes que realmente amam esse clube, pois o planejamento sempre foi ver o São Paulo com uma estrutura fantástica e consequentemente com a conquista de grandes títulos. Grande parte dos outros clubes tem dirigentes que pensam apenas em “dilapidar” o patrimônio de seus clubes, como podemos ver com os dirigentes dos clubes cariocas e alguns dirigentes de clubes paulistas.

Leio muito por aí torcedores rivais ironizando o fato do São Paulo da Floresta ter fechado as portas. Que esses torcedores saibam que tal episódio é exatamente o que nos tornou fortes a partir de 1935 e mais notadamente a partir de 1938, quando o São Paulo passou a contar com os quadros do clube Estudantes Paulista, que trouxe ainda mais pessoas gabaritadas para a administração do clube. Que eles saibam que uma série de conselheiros dos tempos do Floresta, gente que queria ganhar dinheiro com a incorporação do clube (ou do terreno do estádio da Floresta?), fez de tudo para o negócio ser feito e o clube fechado. O Clube de Regatas Tietê ganhou a sua área que era o Campo do Floresta e em momento algum interessou-se pelo futebol, inclusive a Taça de Campeão Paulista de 1931 faz parte do acervo do Memorial do São Paulo e não do acervo do Clube de Regatas Tietê, o que só mostra que o interesse era apenas imobiliário.

Conheço bem a história dos clubes brasileiros, não apenas a história do meu clube de coração. Todas as histórias são bonitas e de luta, mas a torcida do São Paulo da época deu uma demonstração impressionante de fidelidade aos ideais que nasceram com o Clube Atlético Paulistano e com o São Paulo da Floresta. Fizeram um novo clube nascer a fórceps, hoje o mais jovem entre esses clubes e o mais campeão indiscutivelmente, com um estatuto que impede que oportunistas de plantão, como os que ajudaram a fechar o Floresta, tenham força para fazer o mesmo com o atual São Paulo. Gente como Manoel Raymundo Paes de Almeida, Porfírio da Paz, Monsenhor Bastos, Cícero Pompeu de Toledo, Roberto Gomes Pedroza, Laudo Natel, Piragibe Nogueira, Henry Aidar, Carlos Miguel Aidar, Juvenal Juvêncio, Marcelo Portugal Gouvêa, entre outros, são recursos humanos que clube brasileiro nenhum tem ou teve em sua história. E isso dói para os invejosos.

Unknown disse...

Com a união com o Estudantes Paulista surgiu o interesse em trazer Leônidas da Silva, o Pelé da época. É também a partir daí que o grande time da década de 40 surgiu e é a partir daí que o sonho do Morumbi nasceu. Na década de 80 nasceu o Projeto Tóquio e em 2004 o São Paulo mostrou o caminho ao adaptar-se aos novos tempos da Lei Pelé. São ações coordenadas que sempre visaram transformar o São Paulo Futebol Clube nesse gigante que é hoje, invejado pelos torcedores rivais e admirado por aqueles que não colocam a paixão clubística acima da razão.

O resumo da ópera é que temos estrutura, temos uma história de conquistas, temos uma história de craques formados nas nossas categorias de base, temos uma história de jogadores que fizeram e fazem sucesso no exterior, temos uma história gloriosa em outros esportes, principalmente o atletismo.

E essa história não pára aqui, continua sempre, pois o São Paulo Futebol Clube planeja, se prepara, traz novos quadros para a administração do clube, como já havia acontecido com Carlos Miguel Aidar, Fernando Casal Del Rey e Jaime Franco, alçados para o marketing Tricolor no começo da década de 80, agora vemos isso acontecendo com Julio Casares, João Paulo Jesus Lopes, Rui Branquinho e tanta gente boa que colabora diariamente com o clube sem receber nada em troca. Esses serão os dirigentes do futuro e eles sabem qual é o caminho a ser seguido, pois nossa história ensina.

Inveja é um sentimento humano que de certa maneira todos temos, em maior ou menor grau. Mas a partir do momento que a inveja traz ignorância, má vontade, perseguição e intolerância, as vítimas da inveja só podem sentir pena dos invejosos.

E EU SINTO PENA DE VOCÊS, pois continuarão a ver o São Paulo atualizando suas camisetas no final do ano e aumentando seu patrimônio e receitas ano a ano.

Unknown disse...

By Fábio José Paulo (FAJOPA)

Blog do Vico disse...

Nojenta campanha? o Fatos estão expostos, basta ir ao Morumbi. A princípio, tudo era fácil de resolver, segundo a diretoria Tricolor, havia muitas empresas interessadas.....a princípio. As empresas se assustaram do tamanho do elefante branco e do dinheiro jogador fora. Não contente, dinheiro público, para fomento da sociedade e não só uma entidade, é a única salvação.

Em relação aos documentos distorcido, muito estranho os fatos como ocorreram,é claro o beneficiamento e a mentira redigida na solicitação de doação. O próprio documento diz q o sp não tinha condição de erguer seun estádio. Se não houve facilitamento ao tricolor, no mínimo, o sp soube enganar muito bem o governo do estado e da cidade de são paulo.
As falências do tricolor certamente tem seus motivos, vc pode dizer oq quiser, mas não pode negar que seus rivais fizaram "bingos" e "rifas" para levantar esse "gigante" falido.

Bonita história, a parte confiável do dinheiro canalisado é muito interessante também. Tão interessando quanto o estatudo implacável e único do tricolor, aquele que impede reeleição e outros problemas corriqueiros nos clubes restantes.....

.....Juvenal Juvencio foi processado ultimamente por que msmo???

eita estatudo modelo esse...!!!

Espero que sua fé ajude o sp a ser sede do mundial de 2014, pois pode ter a certeza que juvenal e sua turma (!?) precisará e muito.

A história é bonita, ao seu modo, quem sabe mandando para a FIFA ela não se sensibilize e acata o MOrumbi como sede do jeito que tá???

Seria ou não seria espetacular?!

Anônimo disse...

Esse Getulio acredita em qualquer coisa que lhe falam mesmo, é muita ingenuidade. Não adianta tentar argumentar esse monte de asneiras, eu sei, o Vico sabe, você sabe e todos sabem, que o Morumbicha foi construido com dinheiro publico, todos também sabem que o São Paulo ja faliu por dividas acumuladas, todos sabem que os bambis pilantras ja tentaram tomar o Palestra Italia na mão grande, todos sabem que os bambis ganharam o terreno do Canindé do governo, e anos depois VENDEU esse mesmo terreno para o mesmo governo sem qualquer benfeitoria adicional(maracutaia), todos sabem que o São Paulo sempre foi e continua sendo beneficiado pela arbitragem, todos conhecem a historia do famoso jogo das barricas, onde Corinthians e Palestra jogaram e DOARAM a renda para os bambis falidos, fora q o presidente bambi pediu dinheiro até para a nossa torcida(pedir esmola é demais hahahaha), essa vergonha nunca será apagada, vocês vão ter que engolir. Amigo bambi, não adianta choramingar, o Morumbi é um elefante branco e continuará sendo, o povo ja levantou aquele estadio e como hoje os tempos estão evoluidos isso não acontecerá novamente. Só lhe resta chorar e fingir que acredita no que o véio viado do presidente do São Paulo diz. Um abraço e o Ronaldo te manda lembranças HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Filipe disse...

Caro Vico, linkei este post.

Este blá blá blá de assessoria tentando justificar o injustificável é dose, mas é o que restará à corja imunda.

Mas não tem volta, o vexame da madame.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO