quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Respostas vice de Marketing - parte 1 // A camisa roxa e a parceria com a Nike

do Blog da Débora Miranda ( http://colunas.globoesporte.com/deboramiranda/)

Amigos, segue a primeira parte das respostas do vice-presidente de Marketing do Corinthians, Luis Paulo Rosenberg, às questões enviadas pelos leitores. Como este mês está apertado, temos dois jogos por semana, decidi publicar em apenas duas partes. Está um pouco longo, mas muito interessante.

Nesta primeira parte, Rosenberg fala sobre a polêmica da camisa roxa, o novo uniforme preto e a parceria com a Nike. Além disso, conta como vem sendo feito o trabalho da equipe de marketing corinthiana, como está estruturado o departamento e as dificuldades por ter um orçamento reduzido.


A camisa roxa não será mais usada pelo time profissional? Por quê?

Claro que vai ser usada! A camisa roxa será usada ainda neste ano. Vamos desenvolver uma ação promocional com ela.Reconheço que nunca uma camisa deu tanto pano pra manga!

Por que as camisas oficiais são tão caras? Serão produzidas camisas oficiais a preços mais baixos? A partir de quando e como serão?

Essa é uma reivindicação prioritária na nossa pauta com a Nike, muito bem recebida por ela. Aguardem.

Por que o Corinthians não monta quiosques para venda de artigos oficiais do clube na porta dos estádios em dias de jogos? Isso foi cogitado e não está sendo feito.

Foi feito! Elaboramos uma carreta junto à nossa loja oficial, Poderoso Timão. Mas a prefeitura não autoriza que a loja-carreta fique na frente dos estádios. Estamos utilizando a carreta no interior de São Paulo com grande sucesso. Essa postura da prefeitura de São Paulo prejudica muito o clube.

A Nike ganhou R$ 10 milhões só com as camisas roxas e não quer dar míseros R$ 7 milhões por ano ao clube. Por que não rescindir com eles?

Rescindir contrato é o caminho mais curto para o descrédito, algo que o Corinthians quer evitar a todo custo. Preferimos negociar e procurar uma solução justa. Se não, no ano que vem assinamos com outro, dependendo de quem se aproximar mais dos anseios do Corinthians.

O Corinthians recebe algum percentual em vendas das camisas ou apenas a cota anual da Nike?

Há uma cota mínima e uma porcentagem por superar o mínimo estimado. Por enquanto, esse mínimo ainda não foi superado.

Por que o Corinthians não faz promoções de camisas históricas?

Fazemos sim, veja a iniciativa bem-sucedida com o jornal “Lance”. 48% das camisetas vendidas na promoção foram do Corinthians.

Existe alguma possibilidade de produzir a camisa preta com o Medial aplicado em branco?

Tudo é possível, mas estamos muito felizes com as vendas espetaculares da camisa preta nova!

Por que não negociar parte dos calções, manga de camisa e até meias para algum patrocinador?

E cada jogador se parecer com uma árvore de natal? Quanto mais se usa o espaço dos uniformes, menor o seu valor.

A quantas anda o projeto de vendermos patrocínios em “corredores” infláveis, que ficariam na saída dos jogadores. Essa idéia foi abandonada?

Não, só não encontramos patrocinador ainda.

Não seria mais vantajoso e menos conflitante abrir enquete no site do Corinthians antes da fabricação dos novos modelos de camisa, e não depois de fabricadas?

Seria sim, mais vantajoso para a pirataria, que lançaria as camisas antes até da Nike!

Qual é a empresa que faz a auditoria nas enquetes do site do clube?

Não temos bala para bancar auditar nossos próprios números, há que existir um nível mínimo de confiança mútua.

Existe uma maneira de manter uma canal de comunicação eficiente entre clube e torcedor?

A Ouvidoria do Timão está aí para isto mesmo.

Como um clube como o Corinthians não tem um canal de comunicação direto com sua torcida? Um SAC mesmo, com atendentes no telefone e responsáveis pelos departamentos fazendo contatos quando necessário.

Por enquanto, temos o site. Assim que sairmos do sufoco, bancarmos um SAC me parece bem adequado.

Fiz meu cadastro no site do Timão há meses e sabe quantas vezes o clube me mandou uma mensagem para algo? Para vender algo? Para oferecer algo? Para propor algo? Nunca. O clube pode ter uma mala direta de milhões de possíveis clientes, por que o departamento de marketing não a utiliza?

Temos um mailing de quase 300 mil corinthianos que está sendo depurado e atualizado. Preparem-se para receber ofertas!

**********************************************************************

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO

Qual é o planejamento do marketing para 2009?

Implementar os programas iniciados em 2008, visando um crescimento de receita de 50%.

Qual é a previsão de lucro com as jogadas de marketing até o final do ano, superarão ou serão inferiores ao esperado?

Já estão superando. Principalmente com o trabalho que vem sendo feito com licenciamentos , as campanhas (como Eu Nunca Vou Te Abandonar) e o novos patrocinadores, faltando revisar o acordo com a Nike. Em licenciamento, o crescimento da receita e de mais de 100%


Que dificuldades vêm sendo enfrentadas pelo departamento de marketing? A falta de verbas é uma delas?

A falta de verba não é uma surpresa, já esperávamos isso. A principal dificuldade é o tempo perdido nos últimos anos.

Não acha que a avalanche de projetos de marketing feitos pela nova gestão pode tirar o foco dos produtos?

Não há sobreposição entre as iniciativas, tenta-se recuperar o tempo perdido criando canais novos e promovendo os bens e serviços mais avidamente solicitados pela Diretoria. Criamos produtos e serviços sempre visando atender uma torcida apaixonada e heterogênea.

Gostaria de saber se o senhor não acha que alguns projetos de marketing ainda não decolaram por falta de cuidados técnicos ou de atrativos de troca ao torcedor.

Os produtos novos ainda são muito novos para sabermos o que realmente sensibiliza nosso consumidor. Até o final do ano teremos uma percepção mais clara e com isso poderemos fazer adequações, caso necessário.

Existe a possibilidade de o Corinthians formar parcerias com agências conceituadas de marketing e propaganda para gerar novos negócios, sendo a remuneração deste parceiro proveniente de porcentagem do lucro da operação?

Temos o Conselho de Publicitários. São treze profissionais de comunicação e empresários que formaram um grupo voluntário de trabalho sobre aquilo que têm em comum: a paixão pelo Sport Club Corinthians Paulista. A Agência Corinthians, atua junto ao Departamento de Marketing do clube sugerindo, opinando e executando ações de comunicação. O objetivo principal da Agência Corinthians é colaborar para o desenvolvimento e aprimoramento do marketing do clube, visando um incremento da receita. Os demais torcedores podem auxiliar o grupo com suas opiniões e idéias, via site do clube. O grupo é formado por: Ângelo Derenze, Ângelo de Sá Jr, Cláudio Barres, Cláudio Kalim, Fernando Salles, Flavio Pestana, Ivan Marques, João Rodarte, Julio Anguita, Marcio Toledo, Nirlando Beirão, Paulo Saad, Valdir Bianchi.

Depois da saída da Carla Dualib, como está estruturado o departamento de marketing e as respectivas remunerações?

É uma estrutura informal, muito ligada à área de comunicação, com 4 técnicos e 3 estagiários. A remuneração é baseada no mercado e dentro da realidade financeira do clube. Há muito trabalho sete dias por semana e pagamento prioritariamente em satisfação por servir à Fiel.

Várias foram as ocasiões em que se falou sobre o Washington Olivetto assumir o Departamento de Marketing alvinegro. Você o encara como uma “sombra” neste cargo?

Ele opina de alguma forma nas ações feitas pelo marketing do clube?Sombra? No momento em que ele quiser, o cargo é dele! Sempre que ele vislumbra uma iniciativa interessante para o Timão, ele toma a liberdade de me ligar diretamente.

O que acha da criação de uma área de vendas no Corinthians? Seria uma forma de mudar de postura , de ficar “atrás do balcão” esperando os consumidores corintianos irem ao clube e fazer o clube ir atrás dos consumidores corintianos.

Note que temos parceiros em todas as iniciativas, a quem cabe a ação de venda. Mas estamos sempre colaborando ativamente.

Gostaria de saber por que você deixa apenas dois funcionários no clube para cuidar cada vez mais de um monte de produtos lançados, além das empresas patrocinadoras (Medial e Nike). Não seria interessante contratar mais funcionários para cada um cuidar de menos coisas?

Não são somente dois funcionários, temos uma equipe. Ainda temos produtos, como a TimãoTV e o Fiel Torcedor, que não estão como deveriam. Sem dúvida seria muito bom ter mais funcionários, mesmo porque os atuais estão sobre carregados. Mas dinheiro no Corinthians é o que falta, estamos trabalhando com um orçamento de gastos 25% menor do que em 2007.

Seja o primeiro a comentar

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO