Alguém tinha alguma dúvida?
Goleada fora dos campos no Majestoso.
Corinthians supera rival tricolor em renda, público, patrocínio, sócios...
Por Rodrigo Vessoni
O futebol se resolve dentro de campo, mas se o clássico destes domingo entre Corinthians e São Paulo repetir a disparidade de números fora de campo, a Fiel torcida vai assistir a uma goleada no Majestoso.
Fora das quatro linhas, o Alvinegro tem números superiores aos obtidos pelo seu rival, principalmente, na atual temporada. Diferença essa percebida até mesmo no comportamento de seus dirigentes após os momentos de turbulência.
A começar pelas cifras que envolvem o marketing dos rivais. Enquanto o Corinthians bateu recorde no futebol brasileiro ao fechar com o Grupo Hypermarcas (Neo Química, Bozzano e Assim), por R$ 38 milhões, com o Grupo Silvio Santos (Banco PanAmericano), por R$ 7 milhões, além da empresa de telefonia TIM, superando a casa dos R$ 45 milhões de patrocínio na camisa, o marketing do São Paulo não conseguiu estampar marca fixa.
A saída, então, foi apelar aos patrocínios esporádicos, que somarão cerca de R$ 15 mi em 2010, montante parecido com o valor arrecadado em 2009 – Timão fez o mesmo no início do ano passado, antes da Batavo.
Mesmo sem jogar no Morumbi, público e renda corintianos também são superiores no ano. Mesmo com o aumento no valor dos ingressos, que chegou a 500 reais, 481.712 pagantes proporcionaram ao clube R$ 20,3 milhões com bilheteria. Já o Tricolor, que disputou as mesmas competições e usou um palco de maior capacidade, teve 472.451 pagantes e uma renda bruta de R$ 15,3 milhões.
A superioridade corintiana fora de campo foi mostrada até no comportamento pós-eliminação na Libertadores. Apesar do fim do sonho no ano do centenário e da pressão da Gaviões pela demissão de Mano, Andrés Sanchez bancou sua permanência. Já os dirigentes tricolores não tiveram paciência com Ricardo Gomes, que caiu após sair da disputa.
Sócios-torcedores
Implantado em fevereiro de 2008, o plano Fiel Torcedor ultrapassou os 70 mil membros. Já o pioneiro plano do rival São Paulo, lançado em janeiro de 1999, conta com 50 mil adesões.
Sampa melhor dentro de campo
Se o Corinthians está superior fora das quatro linhas nesta temporada, dentro de campo o São Paulo foi melhor, ficando mais perto de conquistar título.
No Estadual, enquanto a equipe de Mano Menezes não passou da primeira fase, Ricardo Gomes & Cia. chegaram às semifinais – foram eliminados pelos Meninos da Vila, com duas derrotas.
Na Copa Libertadores, o Timão caiu nas oitavas-de-final, diante do Flamengo. Já o Tricolor, chegou à semifinal da competição sul-americana, sendo eliminado pelo Internacional, que acabou tornando-se campeão pela segunda vez.
No Brasileirão, por enquanto, a situação está invertida. O Corinthians é vice-líder, enquanto o Sampa é o 13º colocado.
Os rivais fora de campo:
Patrocínio
Ao estampar as marcas Neo Química, Bozzano, Assim, Banco PanAmericano e TIM, o Timão obteve o maior contrato de patrocínio do país, arrecadando na casa de R$ 45 milhões – parte desse montante destinada a Ronaldo.
O Tricolor viveu de patrocínios de oportunidade em 2010, estampando marcas como Locaweb, Assolan e Wizard. Também fez caridade, colocando o logo do Criança Esperança. Arrecadação bem próxima de 2009: R$ 15 milhões.
Arrecadação
Disputando três competições (Paulista, Libertadores e Brasileirão) em 2010, a arrecadação bruta até o momento do Corinthians com bilheteria foi de R$ 20,3 milhões. O Alvinegro não mandou nenhum dos jogos no Morumbi.
O Tricolor disputou as mesmas competições do Timão, mas obteve um valor bruto menor com a bilheteria, mesmo jogando no Morumbi, com maior capacidade que o Pacaembu. Até agora, o total bruto foi de R$ 15.390.073,11.
Público
Apesar de os valores dos ingressos terem sido majorados, chegando até a R$ 500 na Libertadores, os corintianos não deixaram de comparecer ao Pacaembu. Até agora, 481.712 torcedores pagaram para ver a equipe em 2010.
Já a torcida tricolor, mesmo com a possibilidade de colocar mais gente devido à capacidade do Morumbi, está atrás dos rivais no total de torcedores. Até agora, 472.451 são-paulinos pagaram para ver sua equipe na temporada.
Comando técnico
O fim do grande sonho no ano do Centenário acabou precocemente, mas a diretoria manteve o trabalho de Mano Menezes, que permaneceu mesmo com a queda nas oitavas da Libertadores. A equipe iniciou bem o BR-10.
Mesmo com a boa companha no torneio sul-americano, que só parou na semifinal, a diretoria não deu continuidade ao trabalho de Ricardo Gomes, que acabou sendo demitido. No BR-10, a equipe está entre as últimas colocadas.
Sócios-torcedores
Lançado em fevereiro de 2008, o programa de sócios-torcedores do Timão ultrapassou 70 mil adesões. O Fiel Torcedor é responsável por uma renda antecipada ao clube, além de paz na compra de ingressos em jogos importantes.
Pioneiro entre os clubes brasileiros, o programa de sócio-torcedor do São Paulo foi lançado em 1999. Mais de dez anos depois, o clube soma cerca de 50 mil participantes, que também proporcionam renda antecipada ao clube.
Lancenet!
Corinthians supera rival tricolor em renda, público, patrocínio, sócios...
Por Rodrigo Vessoni
O futebol se resolve dentro de campo, mas se o clássico destes domingo entre Corinthians e São Paulo repetir a disparidade de números fora de campo, a Fiel torcida vai assistir a uma goleada no Majestoso.
Fora das quatro linhas, o Alvinegro tem números superiores aos obtidos pelo seu rival, principalmente, na atual temporada. Diferença essa percebida até mesmo no comportamento de seus dirigentes após os momentos de turbulência.
A começar pelas cifras que envolvem o marketing dos rivais. Enquanto o Corinthians bateu recorde no futebol brasileiro ao fechar com o Grupo Hypermarcas (Neo Química, Bozzano e Assim), por R$ 38 milhões, com o Grupo Silvio Santos (Banco PanAmericano), por R$ 7 milhões, além da empresa de telefonia TIM, superando a casa dos R$ 45 milhões de patrocínio na camisa, o marketing do São Paulo não conseguiu estampar marca fixa.
A saída, então, foi apelar aos patrocínios esporádicos, que somarão cerca de R$ 15 mi em 2010, montante parecido com o valor arrecadado em 2009 – Timão fez o mesmo no início do ano passado, antes da Batavo.
Mesmo sem jogar no Morumbi, público e renda corintianos também são superiores no ano. Mesmo com o aumento no valor dos ingressos, que chegou a 500 reais, 481.712 pagantes proporcionaram ao clube R$ 20,3 milhões com bilheteria. Já o Tricolor, que disputou as mesmas competições e usou um palco de maior capacidade, teve 472.451 pagantes e uma renda bruta de R$ 15,3 milhões.
A superioridade corintiana fora de campo foi mostrada até no comportamento pós-eliminação na Libertadores. Apesar do fim do sonho no ano do centenário e da pressão da Gaviões pela demissão de Mano, Andrés Sanchez bancou sua permanência. Já os dirigentes tricolores não tiveram paciência com Ricardo Gomes, que caiu após sair da disputa.
Sócios-torcedores
Implantado em fevereiro de 2008, o plano Fiel Torcedor ultrapassou os 70 mil membros. Já o pioneiro plano do rival São Paulo, lançado em janeiro de 1999, conta com 50 mil adesões.
Sampa melhor dentro de campo
Se o Corinthians está superior fora das quatro linhas nesta temporada, dentro de campo o São Paulo foi melhor, ficando mais perto de conquistar título.
No Estadual, enquanto a equipe de Mano Menezes não passou da primeira fase, Ricardo Gomes & Cia. chegaram às semifinais – foram eliminados pelos Meninos da Vila, com duas derrotas.
Na Copa Libertadores, o Timão caiu nas oitavas-de-final, diante do Flamengo. Já o Tricolor, chegou à semifinal da competição sul-americana, sendo eliminado pelo Internacional, que acabou tornando-se campeão pela segunda vez.
No Brasileirão, por enquanto, a situação está invertida. O Corinthians é vice-líder, enquanto o Sampa é o 13º colocado.
Os rivais fora de campo:
Patrocínio
Ao estampar as marcas Neo Química, Bozzano, Assim, Banco PanAmericano e TIM, o Timão obteve o maior contrato de patrocínio do país, arrecadando na casa de R$ 45 milhões – parte desse montante destinada a Ronaldo.
O Tricolor viveu de patrocínios de oportunidade em 2010, estampando marcas como Locaweb, Assolan e Wizard. Também fez caridade, colocando o logo do Criança Esperança. Arrecadação bem próxima de 2009: R$ 15 milhões.
Arrecadação
Disputando três competições (Paulista, Libertadores e Brasileirão) em 2010, a arrecadação bruta até o momento do Corinthians com bilheteria foi de R$ 20,3 milhões. O Alvinegro não mandou nenhum dos jogos no Morumbi.
O Tricolor disputou as mesmas competições do Timão, mas obteve um valor bruto menor com a bilheteria, mesmo jogando no Morumbi, com maior capacidade que o Pacaembu. Até agora, o total bruto foi de R$ 15.390.073,11.
Público
Apesar de os valores dos ingressos terem sido majorados, chegando até a R$ 500 na Libertadores, os corintianos não deixaram de comparecer ao Pacaembu. Até agora, 481.712 torcedores pagaram para ver a equipe em 2010.
Já a torcida tricolor, mesmo com a possibilidade de colocar mais gente devido à capacidade do Morumbi, está atrás dos rivais no total de torcedores. Até agora, 472.451 são-paulinos pagaram para ver sua equipe na temporada.
Comando técnico
O fim do grande sonho no ano do Centenário acabou precocemente, mas a diretoria manteve o trabalho de Mano Menezes, que permaneceu mesmo com a queda nas oitavas da Libertadores. A equipe iniciou bem o BR-10.
Mesmo com a boa companha no torneio sul-americano, que só parou na semifinal, a diretoria não deu continuidade ao trabalho de Ricardo Gomes, que acabou sendo demitido. No BR-10, a equipe está entre as últimas colocadas.
Sócios-torcedores
Lançado em fevereiro de 2008, o programa de sócios-torcedores do Timão ultrapassou 70 mil adesões. O Fiel Torcedor é responsável por uma renda antecipada ao clube, além de paz na compra de ingressos em jogos importantes.
Pioneiro entre os clubes brasileiros, o programa de sócio-torcedor do São Paulo foi lançado em 1999. Mais de dez anos depois, o clube soma cerca de 50 mil participantes, que também proporcionam renda antecipada ao clube.
Lancenet!
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário