quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Mercado da Bola




Uns foram vendidos, outros comprados. Uns se aposentaram, outros terão a primeira chance no profissional. Jogadores emprestados e outros voltando de empréstimo. E a cada ano essa história se repete.

Milhões de brasileiros gostariam de fazer parte desse vai e vem do mercado da bola, muitos até se arriscaram nas equipes juvenis de suas cidades ou de seus bairros, em busca de passar a vida fazendo o que mais gostam – jogar bola e ainda ser remunerado pra fazer isso.

É o sonho de toda criança, é o sonho de todo brasileiro.

Mas de fácil e legal, só o sonho mesmo… Passando por ele em direção à realização há muito sacrifício, suor e dificuldades. Algumas alegrias, muitas tristezas, muitos nãos e poucos sims. Tirando alguns fenômenos e gênios, os meros mortais (como eu) terão que enfrentar e superar obstáculos, um a um, até que chegue a hora de mostrar que você também é capaz.

O que quero dizer é que esses são elementos básicos que estarão inclusos no pacote, de qualquer um que tentar ser atleta. E olha que muitos dos mortais que chegaram até aqui cruzaram com gênios ao longo do caminho, que ficaram para trás por não conseguirem se adaptar às exigências do futebol moderno. Esse texto não é para desanimar os jovens sonhadores (nem os que gostam do futebol romântico, risos), mas para prepará-los para a dura realidade do dia-dia do futebol (e da vida).

Comigo foi assim, depois de passar quatro anos no São Paulo F.C, alguns meses no CSA de Alagoas, um ano no Águas de Lindóia Esporte Clube e mais um ano no Guarani de Campinas, tínhamos acabado de ser eliminados na primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Juniors (minha última por conta da idade). Com o contrato terminando em alguns dias e com um elenco profissional do Guarani inchado e cheio de zagueiros, vocês hão de convir que o meu futuro era incerto.

Eis que surge Joel Santana, recém chegado ao clube, que decide apostar em mim. Não me lembro se por lesão ou por mal rendimento dos outros, mas ele deu a ajuda que eu precisava. Pediu para renovarem meu contrato e me colocou para jogar. A partir dali, tudo foi diferente! (Não vou esquecer do Barbieri, do Neto e de outros que me ajudaram no Guarani).

Poderia passar dias escrevendo sobre histórias, lembranças e dificuldades mas irei em outra direção… As histórias ficam pra um futuro post.

Voltando ao mercado da bola, vou mostrar as diferentes expectativas dos atletas no início do ano:

Para os que subiram ao profissional agora, ficar alguns dias concentrado em pré-temporada é a maior alegria, é a realização de um sonho. Pros que estão nesse caminho há muito tempo é um tédio, pois abandonar a família logo após o reveillon já não é tão legal. Pros que voltaram de empréstimo, cada treino é uma prova e a estreia vem com o sentimento de que é a ultima chance da vida. Já pros “veteranos”, é “apenas” se preparar para mais um compromisso importante. Pros que foram vendidos, um novo mundo os espera, e os que ficaram sem contrato correm contra o tempo para arrumar novos clubes para jogar.

Na verdade o post não é sobre o mercado da bola em si, mas sim sobre esse olhar de dentro para fora, essa visão dos produtos (atletas) do mercado, que apesar de tudo, também tem sonhos, sentimentos e expectativas. Para muita gente (a família em especial) aquele cara, independente do nível e das conquistas, conseguiu vencer na vida e é motivo de orgulho para eles. O segredo do vencedor é querer ser melhor hoje do que foi ontem. Vencer não é ganhar sempre, é se superar a cada dia!

Abraço,
Paulo André - http://pauloandre-13.blogspot.com/

Zagueiro do Timão

2 Comentários:

Cleverson Novais disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cleverson Novais disse...

Meu vocÊ falou tudo, viver por uma bola é um sonho de muita gente, não apenas ser mais um mas sim se destacar entre os grandes, pois esse é meu sonho também e eu corro atraz desde os 6 anos de idade, ja tive muitas oportunidades e sei que se eu correr mais um pouquinho eu posso chegar longe pois com força de vontade e de dicação podemos chagar a qualquer lugar e não estou te pedindo, mas se puder me ajudar, to precisando de um empresário urgente porque onde e treino o treinador não gosta muito de mim e ele esta afundando com o meu sonho que eu sei que já era para eu estar muito longe com a idade que eu tenho. poucas palavras mas que são verdadeiras e de um garoto querendo mostrar o seu dom. qualquer coisa me adiciona no msn: cleverson_robinho@hotmail.com ORKUT: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=14302481593376587500, Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=1000026791152 , Por favor se puder me ajudar eu agradeço muito, que Deus lhe abençoe.


Cléverson Novais

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO